
Glossário
WI
AAI
Agente autônomo de investimentos: O agente autônomo de investimentos é uma pessoa física ou jurídica que distribui ativos mobiliários por uma corretora de valores. Para isso, ele precisa ter registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Ação ordinária
Ações ordinárias são aquelas que dão ao acionista o direito de voto em assembleias. Cada empresa e cada ação tem um código, que pode vir acompanhado de algumas letras representando os meses de vencimento, ou números. No caso das ações ordinárias, o número que acompanha a sigla da ação é o 3.
Agente autônomo de investimentos
Antiga denominação para Assessor de Investimentos.
Ação preferencial
Ações preferenciais nominativas são aquelas que têm preferência na hora da distribuição dos dividendos. Essa prioridade pode ser demonstrada, por exemplo, com o recebimento de um percentual maior do que o distribuído aos acionistas ordinários. A prioridade dos dividendos aos acionistas preferenciais se dá como forma de compensação, já que essas ações não permitem nenhuma influência nas decisões de assembleia, nem proteção em caso de troca de controle da gestão.
Ações
Ações são a menor parcela do capital de uma empresa. Quem compra ações torna-se sócio da companhia e, por isso, compartilha os lucros que ela obtém. Ações são negociadas na bolsa de valores. Há duas formas de ganho com ações. A primeira é com a distribuição de dividendos, que são uma parte do lucro que as empresas distribuem aos acionistas. A segunda forma dáse por meio da valorização dos papéis na bolsa de valores. Conforme os movimentos do mercado e os resultados da empresa, o preço de uma ação pode aumentar - ou diminuir também.
ADR
American Depositary Receipts ou Recibos de Depósitos Americanos são recibos que viabilizam que companhias estrangeiras possam participar das bolsas de valores americanas. Negociar um ADR não significa comprar uma ação diretamente. Na verdade, a negociação gira em torno de títulos que representam essas ações e que são negociados em Dólar.
After Market
Trata-se de um período extra de funcionamento da bolsa, que ocorre logo após o fim do pregão regular. Sua função é igualar os horários de operação das bolsas brasileira e norte-americana.
Alavancagem
Partindo do princípio que uma alavanca é utilizada, entre outras coisas, para suspender algo pesado utilizando menos força, já começamos a entender o racional da ferramenta. No mundo dos investimentos, isso quer dizer investir em ativos utilizando uma ajuda (neste caso capital) externa. Na prática, o investidor toma recursos emprestado para realizar uma operação com um valor maior do que o que tem disponível no seu ‘caixa’, podendo assim aumentar, em caso de sucesso, os seus ganhos.
Alfa
Índice usado para medir a capacidade de um investimento render acima do esperado no mercado. Se um fundo de investimento tiver um Alfa positivo, por exemplo, significa que um ativo ou carteira de ativos superou a expectativa de rendimento prevista.
Alíquota
A alíquota é um valor fixo, ou um percentual, utilizado como base para o cálculo do valor total a ser pago por um tributo. Assim, a função da alíquota é servir como base para o cálculo do total de impostos a ser pago por uma empresa ou pessoa física. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a alíquota não é sinônimo de imposto, mas sim um índice contábil que serve de base para o cálculo de certos impostos.
Alocação
Alocação é o exercício de diversificar os investimentos entre as diversas classes de ativos (e geografias), de forma a otimizar a relação retorno vs risco, respeitando as características particulares do investidor. Portanto, alocação nada mais é do que o ato de determinar quais e quanto de cada classe de ativos será colocado na carteira para fazer com que seja otimizada a relação retorno vs risco.
Alocação
Análise Fundamentalista
A análise fundamentalista, como o próprio nome já diz, é a análise dos fundamentos de um investimento, como a situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa, um setor ou dado econômico, uma commodity ou uma moeda e suas expectativas e projeções para o futuro.
Análise Técnica
Também chamada também de análise gráfica, a analise técnica é o estudo e avalicação dos movimentos de preço de alguns ativos financeiros. Ela é feita através de um conjunto de métodos e ferramentas que busca, por meio da observação do preço passado nos ativos, a identificação de padrões e/ou tendências futuras. Há quem defina a análise técnica como a arte de analisar movimentos que ocorreram no passado para interpretar o presente e projetar o futuro.
Anbima
Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Criada em 2009, a ANBIMA é o órgão de autorregulação do mercado financeiro. Ou seja, é uma associação brasileira privada das entidades dos mercados financeiros e de capitais. A Anbima fala em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Suas principais atividades são: representar, autorregularização, informar e educar.
Assessor de Investimentos
O assessor de investimentos é o novo nome para o agente autônomo de investimentos(AAI). É a pessoa natural ou jurídica que realiza, sob a responsabilidade e como preposto de intermediário integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários. Sua atividade abrange a prospecção e captação de clientes, recepção e registro de ordens e a prestação de informaçòes sobre os produtos oferecidos e serviços prestados pelos intermediários em nome dos quais atua.
Ativo
Os ativos financeiros são instrumentos intangíveis, cujo valor deriva de um acordo contratual existente. No mercado financeiro, os ativos são os investimentos. É o caso de um título de dívida ou das ações. Outra característica relevante dos ativos é que eles geram renda. Adquiri-los ou aportar os recursos neles permite explorar seu valor e, potencialmente, obter uma rentabilidade.
Autarquia
O serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios
B3
A B3 (Bolsa Balcão Brasil) é uma empresa privada, de capital aberto, de infraestrutura do mercado financeiro brasileiro, com atuação em ambiente de bolsa e balcão. Suas atividades incluem a criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities.
Bacen/BCB/BC
Sigla para Banco Central do Brasil: uma autarquia federal que atua como principal executor das 2orientações do CMN. Criado em 1964, este órgão têm funções normativas e executivas, sendo a primeira exercida principalmente por resoluções e instruções normativas.
Balanço Patrimonial
Publicado com frequência trimestral ou anual, na maioria das vezes, o balanço patrimonial permite que se possa avaliar ativo, passivo e patrimônio líquido (PL) de uma empresa.
Banco Central do Brasil
O BACEN/BCB/BC é uma autarquia federal que atua como principal executor das 2orientações do CMN. Criado em 1964, este órgão têm funções normativas e executivas, sendo a primeira exercida principalmente por resoluções e instruções normativas.
Banco digital
Empresa reconhecida como instituição bancária pelo Bacen e que ofereça serviços bancários de maneira 100% digital. Ou seja, um banco em que toda atividade, solicitação, pagamento, atendimento ou o que for, possa ser feito sem precisar se deslocar até uma agência ou escritório.
BDR
Brazilian Depositary Receipt ou Certificado de Depósito de Valores Mobiliários (CDVM). São títulos que representam ações de empresas de outros países negociadas no Brasil.
Bear Market
Bear Market, que em tradução livre é a expressão usada para definir períodos em que a bolsa de valores enfrenta desvalorizações acompanhadas de pessimismo por parte dos investidores. Trata-se de um panorama em que os investidores se mostram mais propícios a vender ativos do que a comprar.
Benchmark
Padrão de excelência ou qualidade contra qual coisas similares podem ser medidas ou julgadas. No mercado financeiro é um parâmetro usado para medir o desempenho de um investimento
Bolsa de Valores
Uma bolsa de valores é um mercado organizado onde ocorrem as negociações (compra e venda) de ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas), outros valores mobiliários tais como opções e cotas de fundos, de mercadorias, câmbio e contratos de futuros, ou seja, é todo o ambiente que envolve as operações de investimentos financeiros.
Bull Market
O termo faz referência ao otimismo do mercado de ações, mas podemos utilizá-lo para outros tipos de investimentos, como títulos, bitcoins, moedas ou qualquer outro mercado que sofra mais oscilações. É importante ter em mente que o Bull Market significa que há tendências de alta para os ativos, o que acaba virando uma ótima oportunidade para quem possui um perfil mais adepto ao risco.
Heading 2
Câmbio
Preço de uma moeda medido em relação à outra. Ou seja, em termos nacionais, é a quantidade de reais necessária para comprar uma unidade de uma moeda estrangeira qualquer.
Carteira de Investimentos
Conjunto de ativos financeiros que compõe o total de investimentos de uma pessoa natural ou jurídica.
CDB
Certificado de Depósito Bancário: Instrumento de captação tradicional e específico das Instituições financeiras bancárias. O CDB pode ser emitido com prazo mínimo de 30 dias, podendo ter qualquer prazo de vencimento. É emitido com taxa de juros pré ou pós fixada com as regras do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e estão sujeitos à tributação regressiva.
CDI
O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa de juros utilizada nos empréstimos entre os bancos. Ela é baseada na taxa Selic e 'usada como principal índice dos investimentos de renda fixa (aqueles que possuem uma regra de rentabilidade pré determinada).
Classe de ativo
São grupos de ativos de acordo com determinadas características. Essas características são: renda fixa, ações , multimercados, alternativos (liquidos), geografias (Brasil ou exterior).
CMN
O CMN é um órgão colegiado composto pelo ministro da fazenda (atual ministério da economia), ministro de estado do planejamento e orçamento (atual ministério da economia) e pelo presidente do Banco Central. Desta forma, o CMN é responsável por regular o sistema financeiro nacional (SFN) como um todo e é vinculado ao ministério da economia. Mais precisamente, cabe a estabelecer a política monetária nacional, a política nacional de crédito e a política nacional de câmbio.
COE (Certificados de operação estruturada)
Operações estruturadas que associam um ativo-objeto a um ou mais derivativos. Ex.: Autocall, Reverse Convertible, etc.
Come-quotas
Tributo recolhido do imposto de renda que recai sobre fundos classificados como multimercados, cambiais, renda fixa e DI. A cobrança ocorre através da redução no número de quotas pertencentes ao investidor proporcionalmente ao tributo a ser pago e é feita a cada seis meses.
Commodities
Classe de ativos não discriminada na regulamentação da CVM. São mercadorias indiferenciadas proveniente da natureza. Podem ser divididas entre soft e hard. - Soft: cultivadas (soja, café, milho, suco de laranja, etc.) - Hard/ Energy: extraídas (ouro, prata, minérios de ferro, petróleo, carvão, etc.)
Consultor
O consultor de investimentos é um profissional graduado e certificado pela CVM. Ele exerce funções de recomendação, suporte e aconselhamento dos seus clientes. É um profissional que atua como apoio nas aplicações de seus clientes e pode ser tanto pessoa física, quanto pessoa jurídica.
Copom
Comitê de Política Monetária – tem como objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Desde 1999, com a criação das metas para a inflação, as decisões do Copom passaram a ter como objetivo cumprir as metas definidas pelo CMN. Composto por oito membros da Diretoria Colegiada do BC.
Correlação
Na estatística, é a interdependência entre duas ou mais variáveis. É crucial medir a correlação entre ativos de uma carteira para entender o que acontece com uma classe de ativos quando outra tem determinado comportamento.
Corretora
A corretora de investimentos é uma instituição financeira, responsável pelo intermédio do investidor com o mercado financeiro, seu objetivo é negociar os investimentos. Através dessas empresas, é possível adquirir produtos financeiros, como títulos públicos, CDBs, cotas de fundos de investimentos, ações e outros.
Cota
Fração mínima de um fundo de investimento.
Cotação
Cotação é o preço de determinado ativo, e este preço é definido pelo mercado em suas interações de oferta e demanda. Quanto mais participantes (compradores e vendedores) houverem no mercado, maior é a probabilidade de que a cotação de um ativo esteja próxima ao seu valor justo.
CRA
Certificados de Recebíveis do Agronegócio: é um título de renda fixa emitido por companhia securitizadora de créditos do agronegócio, com lastro em operações envolvendo produtores rurais e terceiros, inclusive bancos, de natureza de produção, comercialização, industrialização ou beneficiamento de insumos ou produtos de agronegócio. Tendem a ser pós fixados (Selic, IPCA ou IGP-M) e de longo prazo. Também possui isenção de IR sobre os rendimentos para pessoas físicas e não tem proteção do FGC.
CRI
Certificado de recebíveis imobiliários: é um título de renda fixa emitido por companhia securitizadora com lastro em ativos imobiliários (recebíveis de aluguéis ou de prestações de compra e venda). Tendem a ser pós fixados (Selic, IPCA ou IGP-M) e de longo prazo. Assim como LCIs e LCAs, possui isenção de IR sobre os rendimentos para pessoas físicas. Contudo, não possui proteção do FGC (crédito securitizado).
Criptomoeda
São moedas virtuais não reguladas pelos bancos centrais. Existem corretoras especializadas e aprovadas pela CVM, através das quais é possível investir nesses ativos.
Cupom
Curva de juros
Também conhecida como curva a termo ou yield curve, pode ser compreendida como as expectativas dos rendimentos médios de títulos públicos prefixados sem cupom (ou seja, sem pagamentos semestrais), a partir dos contratos futuros de juros (ou DI).
Custodiante
Instituição financeira que mantém os ativos, financeiros ou físicos, de clientes para guarda, a fim de assegurar a sua posse ao titular.
CVM
A Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, dotada de autoridade administrativa independente e ausência de subordinação hierárquica. Tem por dever regulamentar os mercados financeiro e de capitais.
Day trade
O termo, como o próprio nome sugere, se refere às operações de compra e venda de ativos financeiros realizadas em um mesmo pregão da bolsa de valores, ou seja, em um mesmo dia. Em outras palavras, essa estratégia se baseia em operações financeiras de curto prazo, que podem durar apenas alguns minutos ou poucas horas.
Debênture
Título de renda fixa cujo emissor será empresa aberta (sujeito ao regime da Lei das S/As - 1976) e da Lei do Mercado de Capitais, sendo representativo de dívida com prazo de resgate que pode variar entre 180 dias e 15 anos. Asseguram a seus detentores direito de crédito contra a sociedade anônima emissora. A prioridade relativa ao crédito e respectivas garantias estarão claramente expostas no prospecto (regulamento) da emissão. O risco de crédito da debênture está completamente associado à capacidade de pagamento da empresa tomadora do empréstimo (título privado).
Debênture Incentivada
Títulos emitidos para captar recursos financeiros e viabilizar projetos de interesse nacional ligados ao aprimoramento da infraestrutura do país. Ao comprar uma debênture, o proprietário do papel empresta dinheiro para uma empresa tocar um projeto previamente referendado na escritura. Assim, ao fim do contrato, o investidor recebe o valor investido acrescido de juros. A compra dessa modalidade de debênture resulta numa espécie de crédito de financiamento para que empresas privadas consigam executar projetos geralmente ligados a saneamento básico, geração, transmissão e distribuição de diversas matrizes energéticas, como a energia solar; logística;transporte, como aviação civil e infraestrutura rodoviárias; telecomunicações; concessões; mineração, entre outros segmentos.
Derivativos
São contratos/ ativos cujos valores dependem de um ativo-objeto. Ou seja, estão vinculados a ativos terceiros. Seus tipos são: opções, swaps e contratos de mercado futuro. - Opções: contrato (direito) de compra ou venda de ativo no futuro. Ex.: USD Jan21@5,80 Z-Invest Colégio Santo Américo CSA-Invest 20 - Swaps: contrato para troca (swap) entre ativos ou passivos semelhantes. Ex.: Selic -> Inflação - Mercados futuros: compra/ venda de ativos para liquidação futura. Ex.: Ibov Dez20@100.000 (classe de ativos não discriminada na regulamentação da da CVM).
Deságio
Desconto na compra de um produto, de acordo com as condições do mercado e do ativo. Podemos definir o deságio como a diferença entre o valor de mercado e o preço da compra do produto, quando ele é inferior ao do mercado. Um dos principais efeitos do deságio é o aumento da rentabilidade da compra.
Diversificação
Adquirir ativos que estejam sujeitos a acontecimentos distintos. Ou seja, uma técnica de diluição de risco e maximização de ganhos. Ela consiste em alocar recursos em diferentes aplicações financeiras, de modo que o desempenho negativo de uma não signifique perdas definitivas ao investidor.
Dividend yield
Dividend Yield (d/p): qual é a taxa de dividendos paga pela ação. Medida de retorno líquido.
Dividendos
Parte do lucro que as empresas distribuem aos acionistas
EBITDA
Ebitda é a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida). É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto. Com ele, é possível descobrir quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais, não incluindo investimentos financeiros, empréstimos e impostos. A divulgação do Ebitda é uma forma de o investidor descobrir qual é a realidade financeira da companhia e se ela está melhorando sua competitividade e a sua eficiência ano a ano.
Emissor
Emissor é o agente que emite o título e toma o dinheiro emprestado.
Emolumento
Emolumentos são uma das taxas cobradas pela B3 em suas operações na compra e venda de ativos financeiros na Bolsa de Valores. Eles são cobrados diretamente pela B3 e entram no valor final da nota de corretagem.
ESG
A sigla ESG é a abreviação de “Environment, Social & Governance” (Ambiental, Social e Governança, ou ASG no português). Esse conceito refere-se às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelente governança corporativa. Empresas com boas práticas de ESG correm menos riscos de enfrentarem problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e sofrer ações por impactos ao meio ambiente.
Especulação
Compra e venda de derivativos para lucrar, sem ter o ativo a proteger, contando com a alavancagem implícita no instrumento. Ex.: Compra MGLU3@89 vs MGLU_Dez_90@2,00.
Estratégia
ETF
Exchange traded funds: são fundos de investimentos negociados em bolsa (operados como ações), que replicam índices, commodities e setores. Geralmente têm gestão passiva.
FED
FED (Federal Reserve Bank), em português significa Sistema de Reserva Federal. O FED é um órgão governamental responsável pela economia norte-americana. O seu objetivo é estabilizar o valor da moeda.
FGC
Fundo criado pelos bancos registrados junto ao BCB. Dá cobertura para CDBs, LCIs e 4 LCAs contra inadimplência. Cobre valor agregado limitado a R$250.000 por banco emissor e de R$1.000.000,00 por CPF. O FGC dá grande estabilidade ao sistema financeiro nacional, pois sem as garantias, investimentos em títulos de maior risco de crédito tenderiam a não ser feitos.
FIC
FIC é um fundo de investimento em cota. Trata-se de uma estratégia de investimento onde o dinheiro é investido em outros fundos, em vez de diretamente em títulos, ações e demais ativos do mercado financeiro. O principal objetivo é dar aos investidores a oportunidade de se beneficiar de um veículo de diversificação, pois podem investir em uma variedade de classes de fundos, sejam nacionais ou internacionais.
FIDC
O FIDC é um fundo de investimento em direitos creditórios. Trata-se de um veículo financeiro de renda fixa voltado para a realização de investimentos em dívidas e direitos de recebimento.
FII
Fundo de investimento imobiliário.
Fluxo de caixa
Receita/despesa : Deve-se analisar se há entrada constante de dinheiro e se o investidor pode, derepente, precisar deste dinheiro poupado. É possível pagar as despesas sem mexer nos investimentos? Se sim, poderá assumir mais risco, pois poderá investir no longo prazo. Já se será necessário utilizar parte do dinheiro para cobrir despesas, é prudente dedicar parte do investimento a ativos mais seguros.
Follow on
O follow on é um processo que ocorre quando uma companhia de capital aberto, que já possui ações na Bolsa, decide ofertar mais ações no mercado.
Fundo aberto
Os fundos abertos são definidos como aqueles em que os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas a qualquer tempo. Na prática, nos fundos abertos é permitida a entrada de novos cotistas ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos investimentos, assim como é permitida a saída de cotistas, por meio de resgates de cotas.
Fundo de previdência
O fundo de previdência é um fundo de investimento de longo prazo, focado na aposentadoria dos cotistas. A ideia é que o cotista faça contribuições ao fundo, para que o valor acumule, renda e seja utilizado na aposentadoria. A frequência de contribuições depende da política do fundo.
Fundo exclusivo
Fundo Exclusivo” significa, nos termos das normas da CVM, o fundo de investimento ou fundo de investimento em cotas de fundos de investimento destinado a investidores qualificados e constituído para receber aplicações de um único cotista;
Fundo fechado
Fundos fechados são aqueles em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo. A entrada e a saída de cotistas não é permitida. Após o período de captação de recursos pelo fundo, não são admitidos novos cotistas nem novos investimentos pelos antigos cotistas (embora possam ser abertas novas fases de investimento, conhecidas no mercado como “rodadas de investimento”). Neste caso, as cotas poderão ser negociadas em mercado secundário.
Fundo Multimercado
Fundos classificados como multimercado devem possuir políticas de investimento que envolvam vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial ou em fatores diferentes das demais classes supracitadas.
Futuros
Contratos de commodities para liquidação em data determinada. Podem ser interrompidos antes da data de vencimento. Nas soft e hard commodities, existe entrega física.
Gestão
Responsável pela tomada de decisão de investimentos do fundo. Risco de Gestão é é o risco de alteração nas premissas do investimento. O risco de mudançana equipe de gestão existe principalmente em fundos de investimentos, que têm estratégias de investimento. Ao mudar o responsável, a estratégia pode mudar, assim como a competência do gestor - podendo refletir na performance do produto.
Gestão ativa
Fundos podem ter gestão passiva ou ativa. A ativa efetivamente possui equipe de gestão que busca criar carteiras de investimentos com o objetivo de superar seu índice referencial, ou benchmark.
Gestão passiva
A gestão passiva refere-se àquela que tende a meramente replicar um índice, sintético ou real. Desta forma, os movimentos do índice serão replicados no fundo.
Gestor
Pessoa jurídica devidamente registrada como administrador de carteira de valores mobiliários junto a CVM para a prestação de serviços, em caráter profissional, discricionário ou não, de assessoria na escolha para aplicação de recursos em Patrimônio Financeiro, com execução de ordens em nome de, ou por conta e ordem de terceiros.
Grau de Investimento
Termo usado para definir que uma instituição está em boas condições para receber investimentos. Ao falar que uma determinada empresa perdeu o grau de investimento, a agência de risco, responsável por definir esse status, quer dizer que essa instituição saiu de uma condição de boa pagadora para algo mais próximo de atrasar os pagamentos ou mesmo dar um calote.
Greenwashing
Termo que pode ser traduzido como “lavagem verde” e é praticado por empresas, indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais e até governos. Com a agenda ESG, sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança, na moda, as empresas têm buscado mostrar que estão na linha – mesmo que algumas delas não estejam. Ou seja, ela é uma estratégia de marketing, de promover discursos, ações e propagandas sustentáveis, que não correspondem à realidade.
Guidance
Guidance significa “orientação”. No mercado financeiro, o termo se refere ao conjunto de informações sobre as projeções e perspectivas para o negócio que as empresas disponibilizam ao público. Normalmente, a divulgação dessas informações ocorre junto dos relatórios trimestrais ou do balanço anual da companhia. Dessa forma, o documento acaba sendo uma peça importante para a tomada de decisão dos investidores.
Hedge
Proteção para impedir perdas devidas às oscilações do valor do ativo no futuro. Ex: variação cambial.
Home broker
Sistema virtual em que investidores conseguem negociar produtos do mercado de capitais pela internet. O sistema funciona como uma ponte entre investidores e Bolsa de Valores, e foi desenvolvido como alternativa à mesa de operações, com o objetivo de automatizar o processo.
Imóveis
Classe de ativos não discriminada na regulamentação da da CVM. FII (fundo de investimento imobiliário) e CRI (certificado de recebíveis imobiliários).
Índice
Índices são indicadores de desempenho de segmentos de interesse do mercado financeiro. Têm 7 como universos as variáveis das quais se deseja medir o desempenho. Essencialmente, são referenciais que servem para que o desempenho de uma área específica do mercado seja acompanhado. Índice de lucro: em quantos anos o lucro por ação gerado pela empresa atingirá o preço de mercado. Medida de retorno.
Índice P/L
Índice preço/ lucro (P/L): em quantos anos o lucro por ação gerado pela empresa atingirá o preço de mercado. Medida de retorno.
Índice Sharpe
É a razão retorno/risco. O investidor busca minimizar seu risco assumido enquanto 8 maximiza seu retorno. O Sharpe ratio mede matematicamente esta relação. Desta forma, quanto menor o valor do Sharpe, menor o retorno que se tem sobre o risco assumido. Ou seja, é desejável um alto Sharpe.
Inflação
A inflação é o parâmetro que mede quanto os preços de uma economia aumentaram em um determinado período. Analisamos a variação no nível de preços comparando os valores de uma cesta de bens em dois períodos de tempos distintos. Os índices de inflação são: IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) e IGP-DI (Índice Geral de Preços - Demanda Interna).
Investidor Profissional
Investidores profissionais;Pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio;As pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; Clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas.
Investidor Qualificado
Investidores profissionais;Pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio;As pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; Clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas.
Investimento
A premissa de um investimento consiste em realizar um gasto presente para expandir a renda e conquistar ganhos maiores no futuro. Operações de compra e venda de ativos.
Investimento Alternativo
Um investimento alternativo é um ativo financeiro que não se enquadra nas categorias convencionais de ações, renda fixa ou instrumentos de liquidez. Como por exemplo precatórios, consórcios e NFTs.
IPO
Initial Public Offering: IPO, ou Oferta Pública Inicial, é a primeira vez que uma empresa recebe novos sócios através da oferta de ações ao mercado. Ou seja, a empresa torna-se uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores. Anteriormente ao IPO, empresas são tidas como de capital fechado.
ISIN
A Norma ISO 6166 ou ISIN (International Securities Identification Number) foi criada visando a estabelecer uma padronização internacional na codificação de títulos financeiros, atribuindo a cada ativo um código único de identificação. O código ISIN fornece uma estrutura uniforme para a identificação de títulos, contribuindo para a automatização das atividades dos investidores e agilizando as rotinas de back office.
LCA
Letra de Crédito do Agronegócio Funcionam da mesma forma que LCIs, com a exceção de que servem para captar recursos a serem destinados para concessão de crédito para o agronegócio. São títulos de crédito de renda fixa que têm como lastro financiamentos concedidos a empresas cujo setor de atuação seja agropecuário (agronegócio). Podem ser emitidas somente por bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, caixa econômica federal e cooperativas de crédito (título privado).
LCI
São títulos de crédito de renda fixa que têm como lastro financiamentos imobiliários garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária de imóvel. Podem ser emitidas somente por bancos múltiplos com carteira de crédito imobiliário, caixa econômica federal e companhias hipotecárias. Não é possível uma instituição emitir uma LCI e destinar os recursos para outro financiamento (título privado).
Liquidez
É a capacidade de seu investimento converter-se em dinheiro. Quanto mais rápida uma aplicação é resgatada e se torna dinheiro em sua conta, mais líquida é. Esse conceito é de extrema importância e muitas vezes pode ser mais relevante que a própria rentabilidade do produto. Ativos que demonstram maior capacidade de rendimento tendem a ser menos líquidos. A liquidez é de suma importância para o planejamento financeiro, uma vez que é necessário considerar quando se precisará de dinheiro.
Long & Short
Long & Short é uma operação de arbitragem, em que é possível comprar uma ação (long) e vender outra (short) simultaneamente. Em resumo, você vende um ativo visando comprar outro.
Long Biased
Long é o termo usado para referir-se à compra de ativos esperando um ganho com sua valorização. Já o Biased quer dizer “enviesado”. Portanto, fundos Long Biased são aqueles que, em tradução livre, têm a tendência de ficarem comprados — mas que nem sempre fazem só isso. Sua estratégia é específica: a principal aposta é na compra de ativos que acham que vão valorizar, mas, para se proteger de fortes oscilações, podem ficar 'vendidos' em alguns ativos (por meio de aluguel de ações, por exemplo).
Marcação a mercado
Marcação a mercado é a precificação diária dos títulos de renda fixa para efeito de negociação no mercado secundário, refletindo as diversas variáveis que incidem sobre a formação de preços deles (riscos, movimentos dos juros, liquidez, etc.). Caso não houvesse mercado secundário, não haveria a marcação a mercado.
Marcação na curva
Marcação na curva é a precificação alternativa à marcação a mercado (MTM), na qual não são refletidas outras variáveis formadoras de preço, sendo o preço de compra considerado invariável. O rendimento é adicionado ao valor de investimento numa base pró-rata (proporcionalização dos juros).
Market Cap
Valor total de mercado de uma empresa em relação ao volume de ações emitidas. A capitalização de mercado é calculada pela multiplicação do total de ações da empresa no mercado pelo preço corrente de mercado destas ações.
Mercado de Capitais
O mercado de capitais é um sistema que proporciona a distribuição de valores mobiliários para que empresas possam viabilizar a sua capitalização por meio da liquidação dos títulos emitidos por elas. É constituído pelas bolsas de valores, sociedadescorretoras, instituições financeiras autorizadas e sociedades ou empresas que tenham a subscrição (oferta pública) de títulos para revenda ou distribuição no mercado.
Mercado Financeiro
O mercado financeiro é o ambiente onde as negociações (operações de compra e venda) de produtos financeiros (ativos) acontecem. Ou seja, o MF é onde aqueles que precisam captar (agentes tomadores) encontram aqueles que querem emprestar recursos (investidor). Isto nem sempre acontece de forma direta, podendo haver intermediários.
Mercado Futuro
O Mercado Futuro é um ambiente dentro da Bolsa de Valores onde são negociados contratos de compra ou venda de ativos para uma data futura. Assim, em vez de negociar ações de empresas, no Mercado Futuro você compra ou vende contratos futuros. Existe um lote mínimo de contratos que você deve negociar, podendo ser sacas de café, arrobas de boi gordo, ou até mesmo pontos de índices, por exemplo.
Mercado Secundário
Local em que os acionistas vendem suas ações para outros investidores, buscando lucratividade. Nesse “espaço”, os investidores negociam entre si as ações emitidas pelas companhias, ou seja, que originalmente foram compradas no mercado primário.
Modalidade de risco
Há diversas formas ou razões pela qual o resultado de um investimento pode ser diferente da pretensão inicial de retorno: risco de crédito, risco de mercado, risco de liquidez, risco de variação na curva de juros, risco de moeda e risco de gestão
Moeda
A moeda é um facilitador de transações. Ela deve permitir que pessoas comprem e vendam produtos. A partir daí, definimos as três funções de uma moeda: a de intermediário das trocas, a de unidade de valor e a de reserva de valor. Pensando no detentor de moeda como uma espécie de credor do Estado, é natural que se deseje trocar a moeda nacional por alguma estrangeira para permitir trocas comerciais ou caso a economia do país não passe confiança. A taxa de câmbio é justamente o valor de uma moeda em relação a uma outra. Ou seja, reflexo da própria economia dos dois países.
Opção
Direito de comprar (call) ou de vender (put) um ativo por um preço fixo numa data futura. Para comprar uma opção, é preciso pagar um valor a quem vendeu — chamado de prêmio. Não se trata do preço do ativo em si, mas sim um valor pago para ter a possibilidade de comprar ou vender o ativo mais tarde. Ex.: USD Jan21@5,80
Ordem
O termo ordem se refere à operações de compra e venda de ativos dentro do mercado financeiro.
Passivo
O ativo passivo gera despesas, ou seja, uma saída de renda. Nesse sentido, o passivo consome o patrimônio, ao contrario do ativo. Quando uma pessoa tem mais ativos do que passivos financeiros, é sinal que ela consegue cumprir suas obrigações e tem sobra de capital. Se os passivos financeiros forem maiores, por outro lado, ocorre o endividamento e o comprometimento do patrimônio.
Perfil da Investidora
Quando se pensa em investimentos, é necessário ter em mente que estes devem ser moldados ao investidor. Ou seja, deve-se olhar o perfil de investidor. Tende-se a qualificar investidores entre conservador, moderado e arriscado. As principais questões a serem consideradas são: O tamanho do patrimônio do investidor, seu objetivo com o investimento; o horizonte de tempo dentro do qual realizará seu investimento; sua necessidade de liquidez e sua tolerância a risco. Com o objetivo de adequar produtos, serviços e operações ao perfil do cliente, evitando que pessoas invistam em estratégias não adequadas ao seu grau de risco, como por exemplo, que pessoas de baixo risco invistam em estratégias arriscadas, a CVM determinou categorias de investidores.
PGBL
Plano Gerador de Benefício Livre, um tipo de plano de previdência privada.
PIB
Tido como uma das principais medidas de cálculo da atividade econômica de um país, o Produto Interno Bruto (PIB) é definido como o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em dado período. O PIB é calculado sempre na moeda local, portanto, no Brasil o PIB é calculado em reais. Vale pontuar que o PIB se concentra em medir a produção (fluxo) de um país ou região em dado período e não seu estoque de riquezas. Com isso, o foco de análise do PIB tende a ser em torno de suas variações percentuais entre períodos. O PIB pode ser medido de três maneiras: demanda, oferta e renda.
Plataforma de investimentos
Uma plataforma de investimento é, em resumo, uma ferramenta de intermediação entre o investidor e o emissor dos títulos. Isso é, através dela, você pode comprar e vender ativos financeiros.
Política Fiscal
Política fiscal é o uso que o governo faz dos seus gastos e receitas (taxação) para influenciar a demanda doméstica e, portanto, o crescimento econômico. Gastos como salários de servidores públicos, investimentos públicos e transferências (como o auxílioemergencial) são intrínsecos à existência de um Estado. Quando o governo gasta, ele estimula a demanda por bens e serviços na economia, gerando crescimento a curtoprazo.
Política Monetária
A Política Monetária é um conjunto de medidas adotadas para promover o controle da quantidade de moeda em circulação na economia. O Banco Central controla a quantidade de moeda em circulação através, principalmente, das operações de mercado aberto. Caso o objetivo seja aumentar a oferta de moeda, o BC compra títulos, caso queira reduzir a oferta, ele vende títulos. Sendo assim, costuma-se indicar o direcionamento da política monetária através da meta da taxa SELIC.
Pós-fixado
Essencialmente, instrumentos de renda fixa são operações de empréstimo entre as partes, cujo rendimento (juros + ganho de capital) é determinado no momento da compra do título. Esse rendimento pode ser pré fixado ou pós fixado. é pré-estabelecida a maneira de cálculo do rendimento mas ele está vinculado a indexadores. E.g. é fixado que o rendimento está vinculado à inflação, ou ao CDI, ou inflação + 3%. Portanto, não se sabe exatamente quanto se receberá de rendimento, diferentemente da pré-fixada.
Posição long/comprado
Posição short/vendida
Poupança
É a parcela da renda que não foi dirigida para o consumo.
Pré-fixado
Essencialmente, instrumentos de renda fixa são operações de empréstimo entre as partes, cujo rendimento (juros + ganho de capital) é determinado no momento da compra do título. Esse rendimento pode ser pré fixado ou pós fixado. Na RF pré-fixada o rendimento já é determinado. Por exemplo, o título te pagará 3% de juros no período.
Preservação de patrimônio
A proteção patrimonial é um conjunto de estratégias que tem como objetivo resguardar os bens patrimoniais de uma pessoa física ou jurídica. Ela pode se dar através de estratégias e instrumentos financeiros ou por meio de instrumentos jurídicos. Para neutralizar ou controlar o risco de perda patrimonial, o primeiro passo é conhecer e classificar, por ordem de importância, os fatores de risco.
Previc
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), por sua vez, regulamenta e fiscaliza previdências fechadas (fundos de pensão)
Previdência Aberta
Os planos abertos são aqueles vendidos pelas instituições financeiras, que podem ser adquiridos por qualquer pessoa. A previdência aberta precisa seguir as regras estabelecidas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão do Ministério da Economia responsável pela fiscalização do segmento.
Previdência Fechada
Conhecida também como fundo de pensão. Eles são criados por empresas ou outras entidades exclusivamente para atender seus funcionários ou associados. Muda também o órgão responsável pela fiscalização, que nesse caso é a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), também ligada ao Ministério da Economia.
Private Equity
Conhecida também como fundo de pensão. Eles são criados por empresas ou outras entidades exclusivamente para atender seus funcionários ou associados. Muda também o órgão responsável pela fiscalização, que nesse caso é a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), também ligada ao Ministério da Economia.
Private equity é o nome dado ao investimento em empresas já consolidadas no mercado, normalmente de grande porte. A grande diferença está no fato de que as cotas de private equity são compostas quase exclusivamente por ações de empresas de capital fechado, isto é, que não estão listadas na bolsa de valores.
PTAX
Conhecida também como fundo de pensão. Eles são criados por empresas ou outras entidades exclusivamente para atender seus funcionários ou associados. Muda também o órgão responsável pela fiscalização, que nesse caso é a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), também ligada ao Ministério da Economia.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Público em geral
Considerado um investidor padrão, seja pessoa física ou jurídica. Para que lhe sejam oferecidos produtos por bancos, corretoras e outros, é necessário que determinem seu perfil de investidor. Adiante, esta caracterização será abordada mais a fundo.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Rebalanceamento
Rebalanceamento nada mais é do que gerenciar a concentração de recursos da sua carteira, certificando-se que as alocações definidas por classe de ativo (asset allocation) sigam de acordo com o que foi previamente determinado, ou se não existe nenhum desequilíbrio estrutural causado pelas variações expressivas (negativas ou positivas) de uma classe em detrimento de outra. Realizar o rebalanceamento da carteira de investimentos é crucial para obter dois fins: minimização do risco assumido e manutenção de constante aderência ao perfil de risco do investidor.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Renda Fixa
Essencialmente, instrumentos de renda fixa são operações de empréstimo entre as partes, cujo rendimento (juros + ganho de capital) é determinado no momento da compra do título. Esse rendimento pode ser pré fixado ou pós fixado. A classe de RF engloba ativos que têm como principal fator de risco a variação da taxa de juros, de índice de preços ou ambas. A principal diferença entre renda fixa e renda variável é o fato de que RV não possui juros. Sua principal forma de remuneração é ganho de capital, embora haja dividendos. Já a renda fixa necessariamente terá juros, que poderão ser pagos durante o período de vigência do título ou somente no final.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Renda Variável
Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Pode-se dividir os tipos de ativos de renda variável em: ações, commodities, imóveis e outros. Já os fatores que influenciam a rentabilidade desses ativos são: a economia do país, sua taxa de juros básica e cenário político.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Rentabilidade nominal
Representa o rendimento total do investimento, sem descontar despesas com taxas, Imposto de Renda ou inflação. A rentabilidade nominal é aquela informada ao investidor no momento da compra e pode ser calculada em relação à duração total do investimento, ou então para um período determinado – anual, semestral, mensal, diário, etc.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Rentabilidade real
Se caracteriza por descontar a inflação dos rendimentos. Ela serve para demonstrar ao investidor o quanto seus investimentos estão performando em relação à inflação acumulada em um determinado período. Essa comparação serve, principalmente, para avaliar se o poder de compra do investidor aumentou ou diminuiu por causa da inflação.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Reserva de emergência
É um valor que, calculado e investido corretamente, pode suprir necessidades e imprevistos futuros, como o próprio nome diz, é para casos de emergência. Ele deve render para evitar perder valor devido à inflação. É importante, também, que ele possua liquidez, ou seja, possa ser resgatado com facilidade.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Retorno
Retorno é a rentabilidade de um investimento. Ele servirá para a medição do grau de risco de um investimento e também para definir o perfil de investidor (de acordo com a expectativa de retorno x risco).
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Risco
Retorno é a rentabilidade de um investimento. Ele servirá para a medição do grau de risco de um investimento e também para definir o perfil de investidor (de acordo com a expRisco é a medida da incerteza de que o retorno obtido no resgate de um investimento seja diferente do retorno esperado no momento da aplicação. Dependendo do investimento que for feito, haverá uma chance maior ou menos de se chegar no resultado esperado. Risco, portanto, é uma forma matemática de se medir a incerteza de sua pretensão inicial. Está também comumente associado a perfis de investidor, de modo que bancos definem-os como, por exemplo, Conservador, Moderado, Arrojado. Nesse sentido, conservador seria o investidor que tem menos tolerância a risco e o arrojado, o que mais tem. Cada perfil possuirá sua perspectiva de retorno assim como uma relação entre tempo e perspectiva de retorno. Há 6 modalidades de risco: crédito, mercado, liquidez, variação na curva de juros, moeda e gestão.ectativa de retorno x risco).
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Roadshow
Nome dado à apresentação do projeto de oferta pública de ações da empresa para o mercado. Os encontros são presididos pela equipe de analistas financeiros envolvidos na operação — e que, aqui, atuam como representantes da empresa — e direcionados a potenciais investidores. Além dos assessores financeiros e de grandes investidores em potencial, fazem parte do encontro os altos executivos da empresa, que se colocam à disposição para esclarecer dúvidas e evidenciar a transparência da empresa para com seus novos sócios em potencial.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
ROE
Return on Equity (ROE): taxa de retorno gerada pela empresa para o acionista. Medida de eficiência da gestão.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
S&P 500
O Standard and Poor’s 500 (S&P 500) é um índice do mercado de ações que reúne as 500 maiores empresas do mundo listadas e domiciliadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos, a NYSE e a Nasdaq. O objetivo é representar as empresas líderes dos seus setores ao redor do planeta. É consenso no meio financeiro considerá-lo como a medida padrão do desempenho médio do mercado de ações norte-americano. Ou seja, o “S&P”, como costuma ser chamado por analistas e investidores, é o que seria equivalente ao Ibovespa aqui no Brasil. Por exemplo, para saber como está o desempenho da Bolsa dos Estados Unidos e entender a reação do mercado internacional frente aos principais assuntos da economia, dos negócios ou mesmo da política internacional, geralmente se olha a movimentação do S&P 500.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
SAA
É o processo de aumentos e reduções táticas de acordo com o mandato do fundo e condições de mercado, ou seja, a implementação de acertos táticos na carteira. 6% do retorno de uma carteira vêm da alocação tática. Essencialmente, é aquela que teria um objetivo de retorno com um horizonte de 3 a 6 meses. Ou seja, há os modelos estratégicos, ditos atemporais (em média, ajustados anualmente) e há o tático que visa oportunidades de curto prazo. É, então, a preocupação de alinhar o momento em que se vive ao modelo estratégico. São ajustes para aprimorar o resultado desejado, seja dando mais exposição ou redução a alguma classe de ativo de forma a afetar o curto prazo.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Securitização
A securitização (titularização) é uma prática financeira que consiste em agrupar vários tipos de ativos financeiros (notadamente títulos de crédito tais como faturas emitidas e ainda não pagas, alugueis e demais recebíveis), convertendo-os em títulos padronizados negociáveis no mercado de capitais. O termo securitização tem origem no inglês securitization, que essencialmente significa transformar em security, que, por sua vez, basicamente significa valor mobiliário.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Selic
Taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A taxa SELIC é a taxa de juros básica, ou seja, diz respeito apenas ao custo da moeda, não incluindo prêmios de risco em sua composição. Mas como o Copom toma essa decisão? Em primeiro lugar, a Selic impacta o produto a curto-prazo. Como já vimos, o PIB depende dos níveis de consumo e investimento. Estes, por sua vez, são inversamente proporcionais à taxa de juros. Portanto, uma redução na
taxa Selic estimula a economia a curto-prazo.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Startup
Uma Startup é uma empresa nova com um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja com um produto ou um serviço que resolve um problema. São modelos de negócios que geram valor à sociedade por meio de suas ideias inovadoras. Mais abaixo você vai entender a diferença de Startup para outras empresas e tudo fará mais sentido.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Stop Loss
Stop Loss, ou, “parar perda”, como na tradução literal, é uma espécie de ordem de compra ou venda, que pode ser programada pelo investidor ou corretora para ser disparada automaticamente caso um determinado ativo atinja um determinado parâmetro. O mercado de renda variável é bastante volátil e, por isso, não há como prever quando e quanto uma ação irá valorizar ou desvalorizar. Como nem sempre é possível ficar observando a tela do home broker a todo momento, o Stop Loss é uma forma de fazer com que você limite o prejuízo no caso de essa operação ir contra a estratégia do investidor.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Susep
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) regulamenta e fiscaliza questões relacionadas a seguros, previdência aberta, capitalização e resseguros.
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Swap
Contrato para troca (swap) entre ativos ou passivos semelhantes. Ex.: Selic -> Inflação
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
TAA
Alocação de ativos tática:
Taxa que se baseia na média das operações que são executadas por bancos e instituições financeiras que são autorizadas a operar câmbio em nosso país. Essa média é ponderada pelo volume dos negócios e a taxa de câmbio é divulgada pelo Banco Central diariamente.
Tag Along
Mecanismo da Bolsa de Valores que obriga o comprador das ações do então acionista majoritário a oferecer, aos acionistas minoritários, um valor muito próximo, ou até idêntico, ao valor pago aos majoritários. Assim, o pequeno investidor pode decidir se acompanha ou não o majoritário na venda das suas participações. Os acionistas majoritários precisam assegurar um mínimo de 80% do valor pago pelos ativos — essa porcentagem é chamada de tag along.
Taxa de administração
Meio para remuneração do administrador do fundo. Além disso, ela remunera toda a operacionalização da sua gestão e os prestadores de serviço contratados pelo fundo. A mesma Instrução, porém, não estabelece um teto máximo ou mínimo para a cobrança da taxa de administração. Ou seja, o administrador do fundo de investimento estabelece o percentual que será debitado. Depois, esse número precisa ser informado em seu regulamento e lâminas.
Taxa de juros
Com isso, temos que a taxa de juros é o valor pelo qual multiplicamos uma quantia presente para obtermos seu valor futuro. Analogamente, é o valor através do qual dividimos uma quantia futura para obtermos seu valor presente. Quando a taxa de juros é alta, há um incentivo a poupar; pois a renda futura é maior e, portanto, é maior também o consumo futuro. Por outro lado, quando a taxa de juros é baixa o consumo futuro pode não compensar a impaciência do agente, fazendo-o poupar menos e consumir mais no presente. Quando a taxa de juros é reduzida, as empresas têm um incentivo a investir. Analogamente, uma taxa de juros alta sinaliza para o empresário uma economia pouco agitada, com as famílias consumindo pouco e empréstimos muito caros.
Taxa de performance
Além da taxa de administração, um fundo de investimento pode cobrar também taxa de performance. Essa cobrança deve estar prevista em regulamento e pode ocorrer no caso de fundos com gestão ativa. A taxa é cobrada sobre a parcela da rentabilidade do fundo que excede a variação de um índice de desempenho previamente determinado, benchmark. Remunera-se assim o desempenho do fundo de investimento caso o objetivo de superar o seu benchmark seja alcançado.
Tesouro direto
O Tesouro Direito é uma parceria da B3 com o Tesouro Nacional para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas através da internet. Os recursos angariados no TD são utilizados para atividades do governo. Todos têm garantia do tesouro nacional e estão sujeitos a incidência de imposto de renda com alíquota regressiva (IR de renda fixa).
Ticker
Código, de uma a cinco letras, usado na bolsa de valores para identificar e negociar um determinado ativo, com movimentos de ações constantemente atualizados. Os tickers de empresas são responsáveis por notificar o preço das ações, que representam as empresas de capital aberto presentes na Bolsa de Valores.
Título Indexado
Título Privado
Títulos emitidos por empresas privadas (iniciativa privada).
Título Público
Títulos emitidos pelo tesouro nacional (governo). A emissão por parte de tesouros municipais e estaduais é muito baixa.
Títulos Híbridos
Operação estruturada que associa um ativo-objeto a um ou mais derivativos. Ex.: Autocall, Reverse Convertible, etc.
Valor Mobiliário
Qualquer ativo financeiro negociável e ofertado publicamente que gere direito de participação, de parceria ou de remuneração.
Veículo de investimento
Fundos de Investimento e Carteiras Administradas constituídos com o objetivo de investir recursos obtidos junto a um ou mais investidores.
Vencimento
Termo usado para se referir à data de vencimento de um título. Quanto maior o prazo de vencimento de um título, maior tenderá a ser seu risco de mercado, pois a oscilação dá-se por causa de eventos incertos no futuro. Ou seja, o longo prazo possui eventos que não se pode prever mas que podem afetar para cima ou para baixo o perco do título até a data de vencimento.
Venda a descoberto (short sale)
Consiste na venda de um ativo ou derivativo que não se possui, esperando que seu preço caia para então recomprá-lo e lucrar com a diferença gerada. É executada a partir do aluguel (através de uma corretora de valores) do ativo de um terceiro (doador), em geral um investidor que não pretende se desfazer do ativo, que em troca recebe uma taxa usualmente pequena mas certa, pelo aluguel de seu ativo. É necessária garantia para realização desta operação.
Venture Capital
O Venture Capital ou, em português, capital de risco, é uma modalidade de investimento focada em empresas de até médio porte, com faturamento baixo, novas no mercado, mas com grande potencial de crescimento. Bastante popular no meio das startups, o objetivo desse tipo de investimento vai além da simples injeção de capital na empresa: há, também, um acompanhamento próximo da gestão do negócio.
VGBL
Vida Gerador de Benefício Livre, um tipo de plano de previdência privada.
Volatilidade
É uma medida estatística que aponta a frequência e a intensidade das oscilações 5 no preço de um ativo, em um período determinado. Por meio dela, o investidor pode ter uma ideia da variação de um título no futuro.
O termo ordem se refere à operações de compra e venda de ativos dentro do mercado financeiro.
.png)